A vasectomia é um procedimento altamente eficiente e simples para a contracepção masculina. Nela é realizada a ligadura dos ductos deferentes, que evita que os espermatozoides sejam eliminados.
A vasectomia é realizada por meio de uma pequena incisão com cerca de 5 mm em cada bolsa testicular. Pode ser realizada com anestesia local ou com sedação. Ela tem uma recuperação rápida e é possível ter alta no mesmo dia do procedimento.
É importante que o homem tenha 25 anos ou mais, ou ainda que tenha 2 ou mais filhos. Além disso, é importante que, caso tenha uma união estável ou seja casado, a parceira concorde com a realização do procedimento.
A vasectomia deve ser encarada como algo definitivo, mas 6 a 8% dos homens acabam se arrependendo durante a vida. Para eles, é possível que seja realizada a reversão da vasectomia.
É um procedimento simples, porém delicado, realizado com auxílio do microscópio cirúrgico onde fazemos a costura dos dois deferentes que foram cortados.
Ela possui boas chances de sucesso quando realizada nos primeiros 3 anos após a vasectomia, com uma queda na taxa de sucesso após este período.
Ficou com dúvidas a respeito desta patologia? Entre em contato comigo e vamos conversar!
O Dr. Sérgio é formado em medicina pela Universidade de Brasília. Após a graduação, permaneceu um ano como médico intensivista no Hospital das Forças Armadas, durante o serviço militar.
Se mudou para São Paulo para realizar a residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e posteriormente completou sua formação em Urologia na mesma instituição, tendo sido aprovado em primeiro lugar.
Completou o curso de capacitação em cirurgia robótica pelo Hospital Samaritano/Instituto Falke.
Responsável Técnico: Dr. Sérgio Andurte Carvalho Duarte | CRM-DF: 22595