Áreas de Atuação
Cirurgia Minimamente Invasiva
Cirurgia Laparoscópica e Robótica
O que são? Como são feitas?
A técnica Laparoscópica e Robótica são conhecidas por técnicas minimamente invasivas. Nada mais são do que procedimentos semelhantes às cirurgias convencionais (que eram realizadas com grandes incisões) mas realizados através de pequenas incisões e com o auxílio de câmeras e pinças.
São procedimentos que demandam um treinamento específico para que o cirurgião consiga reproduzir com precisão os mesmos resultados das cirurgias convencionais utilizando técnicas e abordagens específicas (desenvolvidas para as cirurgias minimamente invasivas).
Indicações da Cirurgia Laparoscópica e Robótica
Hoje em dia, praticamente todas as cirurgias podem ser realizadas por meio de técnicas minimamente invasivas, desde que o cirurgião esteja habilitado para isso e desde que o Hospital disponha de materiais de qualidade.
A principal contraindicação absoluta é a instabilidade hemodinâmica (quando o paciente está com a pressão muito baixa por alguma causa, em geral quadros de urgência por doenças graves). Existem algumas contra indicações relativas como: insuficiência cardíaca grave ou múltiplas cirurgias abdominais prévias.
Quais as vantagens das técnicas minimamente invasivas?
As principais vantagens incluem:
- Uma melhor visualização das estruturas a serem operadas (em especial na Plataforma Robótica onde dispomos de uma Câmera 3D com zoom);
- Menor sangramento;
- Menor tempo de internação hospitalar;
- Menos dor no pós operatório;
- Retorno precoce às atividades do dia a dia;
- Menor chance de desenvolvimento de hérnias nas incisões;
- Menor chance de infecção de ferida operatória.
Fale Comigo
Ficou com dúvidas a respeito da Cirurgia Laparoscópica e Robótica? Entre em contato comigo e vamos conversar!
Sobre o Profissional
Dr. Sérgio Andurte
Urologista | CRM-SP: 186244 | RQE: 100177
O Dr. Sérgio é formado em medicina pela Universidade de Brasília. Após a graduação, permaneceu um ano como médico intensivista no Hospital das Forças Armadas, durante o serviço militar.
Se mudou para São Paulo para realizar a residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e posteriormente completou sua formação em Urologia na mesma instituição, tendo sido aprovado em primeiro lugar.
Completou o curso de capacitação em cirurgia robótica pelo Hospital Samaritano/Instituto Falke.