A calculose renal é uma doença muito prevalente, que afeta cerca de 12% das pessoas durante toda a vida. É algo inesquecível para quem já vivenciou uma crise de cólica renal.
O diagnóstico é geralmente feito em duas situações:
Medicamentoso (terapia expulsiva)
Medicamentoso e comportamental (prevenir novos cálculos)
Tratamento Cirúrgico (quando é indicado?)
Ficou com dúvidas a respeito desta patologia? Entre em contato comigo e vamos conversar!
Nos pacientes que já tiveram ao menos um episódio de cálculo na vida a chance de ter outro episódio é de 50%. Ou seja, vale a pena uma avaliação com um Urologista para investigar se há algum cálculo no rim que precise ser tratado para não correr o risco de ter uma crise de cólica renal durante a viagem.
É altamente recomendado que, se você quiser engravidar e já teve algum cálculo renal diagnosticado durante a vida, faça uma visita ao urologista. Sabemos que, quando um cálculo desce do rim para o ureter e causa cólica renal durante a gestação, há um aumento do risco de partos prematuros.
O Dr. Sérgio é formado em medicina pela Universidade de Brasília. Após a graduação, permaneceu um ano como médico intensivista no Hospital das Forças Armadas, durante o serviço militar.
Se mudou para São Paulo para realizar a residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e posteriormente completou sua formação em Urologia na mesma instituição, tendo sido aprovado em primeiro lugar.
Completou o curso de capacitação em cirurgia robótica pelo Hospital Samaritano/Instituto Falke.
Responsável Técnico: Dr. Sérgio Andurte Carvalho Duarte | CRM-DF: 22595